Questões e Respostas sobre a certificação ICFML e IMI nos Países Lusófonos

O que é a certificação ICFML?
É o primeiro passo na demonstração de competências como mediador indispensável para ser mediador IMI.
A ideia por trás desta certificação do ICFML é dar aos mediadores (ou que estão a começar no campo da mediação privada ou que querem consolidar a sua apresentação como mediadores) uma chance de mostrar a potenciais clientes e prestadores de serviços que cumprem certas normas de qualidade. Este facto ajudará estes mediadores a adquirir casos de mediação (seja por conta própria ou como co-mediador), que são necessárias para ganhar experiência suficiente para se tornar um “IMI Certified Mediador”.

Porque é que eu devo pensar em certificar-me pelo ICFML?
A certificação ICFML tem características únicas que não igualizam nenhuma outra certificação.
Hoje a certificação ICFML é a única forma de um mediador português ter acesso a uma certificação internacional falando em língua portuguesa. A Certificação é completamente feita em Português. O ICFML é a instituição a quem o International Mediation Institute, através do programa QAP Qualifying Acessing Program, delegou a certificação de mediadores em língua portuguesa.
Esta certificação é a única em português que dá acesso á certificação Internacional do IMI. O ICFML é a única instituição habilitada a fazer a certificação inicial de mediadores que poderão, depois de comprovada a experiência em mediação e outros critérios definidos pelo IMI, ser mediadores internacionais e fazerem parte da Lista de mediadores internacionais do International Mediation Institute.
Nesta certificaçãoo os examinadores são independentes dos formadores. No ICFML a certificação é feita posteriormente á formação e os examinadores são pessoas independentes do ICFML e nunca são os próprios formadores. No ICFML os examinadores são mediadores certificados pelo IMI, com vasta experiência internacional que aceitaram este papel na nossa instituição. O ICFML envia os vídeos feitos no final da formação para os examinadores que analisam o vídeo em função de critérios objetivos pré-estabelecidos com o International Mediation Institute. Além deste vídeo os mediadores deverão também responder a um teste de escolha múltipla e redigir um relatório.
Esta certificação segue critérios de examinação definidos por standards internacionais. Os critérios que serão avaliados pelos examinadores foram previamente definidos pelo IMI e são semelhantes em todo o mundo. Para cada fase da mediação, o examinador analisa diferentes parâmetros de qualidade, utilização de comportamentos e técnicas e avalia desta forma a atuação do mediador. Para cada parâmetro é indicada uma pontuação e no final a soma das avaliações deverá ser positiva para que o mediador tenha a certificação.

Como funciona a certificação ICFML?

Sessão de 8 horas
A certificação começa com uma sessão de 8 horas. Esta sessão de 8 horas consiste na apresentação e demonstração de todos os critérios definidos para a certificação, um teste de escolha múltipla e a definição de um trabalho escrito que será entregue posteriormente. A sessão acaba com vídeo de cada formando para envio ao examinador.

Avaliação dos critérios
A avaliação positiva na a)participação nesta formação, b)na prova de escolha múltipla, c)no trabalho escrito e d)na prova de vídeo, possibilitarão o acesso á certificação ICFML.

Quando posso utilizar o logo de Mediador Certificado ICFML?
Aquando do envio do diploma ICFML receberá também o logo de mediador certificado que poderá desde logo utilizar.

icfml-mediador-certificadoO que tenho de fazer para manter a minha certificação ICFML?
A certificação ICFML é vista como uma etapa para o alcance da certificação IMI. No entanto, visto poder existir um lapso de tempo mais ou menos grande entre o momento de certificação ICFML e o momento onde o mediador tem todos os requisitos para se candidatar ao IMI, o ICFML definiu um programa de desenvolvimento profissional contínuo que deve ser realizado pelos mediadores ICFML, de forma anual, para manter a sua certificação.

O que é o desenvolvimento profissional contínuo?
No ICFML o Desenvolvimento Profissional Contínuo é a aprendizagem ao longo da vida. É um modo sistemático de melhorar e expandir os seus conhecimentos e técnicas profissionais e um modo de desenvolver as suas qualidades pessoais e os seus comportamentos necessários á execução dos seus deveres profissionais como mediador.

Para manter a certificação ICFML um mediador deve obter 10 créditos por ano.

Como obtenho os créditos de desenvolvimento profissional contínuo?
Existem diferentes modos:
Participação a um workshop sobre tema relacionado com mediação – cada hora = ¼ de crédito (8 horas = 2 créditos)
Participação em eventos sobre mediação – 1 evento de mínimo de 4 horas = 1 crédito
Participação como orador num evento sobre mediação – 3 créditos, mínimo 30 minutos
Artigo – publicação do mesmo – 3 créditos
Dependendo do país o ICFML já tem parcerias com instituições ou está em vias de ter essas parcerias. Uma vez a parceria estabelecida o mediador ICFML obterá os seus créditos desde que frequente o curso nessa instituição. Enquanto um numero suficiente de parcerias não estiver efetivo o ICFML aceitará formação efetuada na maioria dos institutos do país em questão.

Preciso enviar a informação dos meus créditos para o ICFML?
Não. O ICFML poderá no entanto solicitar a mesma.

O que é a lista de mediadores ICFML?
Enquanto mediador certificado ICFML, o mediador e as informações de contato constarão numa lista de mediadores divulgada regularmente pelo ICFML junto dos seus parceiros e no seu site Web

O que tenho de fazer para passar da certificação ICFML á certificação IMI?
A certificação IMI é mais exigente que a certificação ICFML. Para que o mediador ICFML possa aceder á certificação IMI deverá demonstrar que tem experiência em mediação, e que tem todos os requisitos necessários, a saber:
. ter efetuado mediações e horas de mediação. Para cada país verificar o número de horas definido no site do www,icfml.org. Para fazer prova desta atividade de mediação o mediador deve manter , em formato eletrônico um logbook das suas mediações.
. efetuar a sua própria auto-avaliação. O mediador deve escrever um resumo (em inglês) destinado a ser publicado no seu perfil no site web do IMI sobre a forma como faz mediação. Para ver exemplos consulte o site do IMI e o perfil dos mediadores já existentes,
. feedback das mediações – o mediador deve providenciar 5 feedbacks das sua mediações para que lhe seja feito um Feedback Digest.
. uma mediação filmada, onde atua como mediador, de no mínimo 60 minutos que será examinada por examinadores externos do ICFML.
Uma vez todos estes requisitos preenchidos o mediador poderá candidatar-se a ser mediador certificado IMI.

Como me posso preparar para proceder á passagem da certificação ICFML á certificação IMI?
O mediador certificado ICFML tem duas opções:
Opção 1: fazer esta etapa sem seguir uma formação em sala. O mediador recolhe todos os requisitos necessários, faz o vídeo de 60 minutos e entra em contato com o ICFML para começo do processo de certificação. O ICFML atua como revisor independente para o mediador nomeadamente fazendo o Feedback Digest (resumo do modo de trabalhar do mediador baseado no feedback dos utilizadores deste mediador) segundo as diretrizes do IMI, que é em seguida colocado no perfil público do mediador e que está acessível no site do IMI. O ICFML cobra um montante (baseado no tempo de trabalho do ICFML) para tratamento do dossiêr e disponibilização do Feedback Digest do mediador. O mediador pode no entanto escolher um mediador certificado IMI, externo ao ICFML, para lhe fazer o seu Feedback Digest. Nesse caso deve informar o ICFML do nome e email do mesmo de modo a que o ICFML o possa integrar no processo.
Opção 2: fazer uma segunda sessão de certificação de 12 horas para preparação para efetuar o vídeo de 60 minutos respeitando todos os critérios pré-definidos, ter ajuda na elaboração de todo o dossiêr de certificação do IMI. (logbook, autoavaliação etc)

O ICFML regularmente efetua estas sessões, para mais informações detalhadas sobre datas e disponibilidade envie email para contacto@icfml.org.
O mediador só acederá à certificação IMI quando todos os critérios estiverem validados pelo ICFML.

O que é o logbook?
O LogBook é livro de registo da atividade. É o modo como o mediador faz prova das suas mediações.
Nota geral – É importante que o logbook esteja complete quando for enviado para o ICFML. Os logbooks devem ser submetidos em formato electrónico. Receberá confirmação de que o seu logbook foi revisto. (num prazo de 3 semanas).Este logbook é para efeitos de certificação IMI pelo que deve rever os critérios para o seu país do número de horas de mediação necessárias.

Checklist

No logbook deve constar para cada mediação:
Data, tipo de mediação (civil, comercial, familiar, outra), numero de pessoas presentes, classificação das pessoas presentes (partes, advogados, peritos, juristas, técnicos….), numero de horas que a mediação teve (x horas), resumo muito breve do caso.
Podem existir várias sessões para o mesmo caso. Indicar sempre o numero de horas de cada sessão. O logbook apresenta se como um ficheiro do tipo organizado por datas crescentes:

 

Data Tipo de mediação # pessoas presentes Hora inicio Hora de fim # de horas da mediação Resumo do caso
10.02.2014 Comercial 6 9AM 20PM 11 Mediação relativa a contrato de sub-contratação
9.04.2014 civil 4 9AM 10AM 1 Contrato de aluguer

 

11.05.2014 Familiar 2 9AM 11AM 2 Guarda parental

 

Total 14

 

As mediações que contam para a minha experiência profissional têm de ser feitas no sector privado ou podem ser feitas indiferentemente no sector privado e no sector público?
O IMI definiu aquilo a que se denomina mediação. Desde que o processo utilizado seja este é indiferente que ele se passe no sector privado ou no sector publico para efeitos de experiencia profissional.

A certificação IMI exige algum estágio?
Não, a certificação IMI não exige nenhum estágio. Os mediadores IMI são mediadores experientes e que cumprem os critérios de certificação definidos pelo QAP (qualifying acessing program).

A certificação IMI exige prática supervisionada?
Não, a certificação IMI não exige prática supervisionada. Os mediadores IMI são mediadores experientes e que cumprem os critérios de certificação definidos pelo QAP (qualifying acessing program).

Como sei quando todos os critérios estão completados e que posso iniciar o processo com o ICFML para aceder ao IMI?
Desde que tenha todos os critérios estabelecidos para o seu país o ICFML inicia o processo consigo.

Devo enviar ficheiros ou informações para o ICFML antes de dar início oficialmente ao meu processo de passagem da certificação ICFML á certificação IMI?
Não. Não deve enviar NADA para o ICFML antes de verificar com o ICFML que tem todos os requisitos completados.

Como se passa concretamente?
Depois de contatar o ICFML, e depois do ICFML verificar que tem todos os critérios definidos completados (o vídeo de 60 minutos com avaliação positiva do examinador, o logbook com horas de mediações necessárias, os feedbacks das mediações no número pre definido para o país…) as etapas são:
1)      o ICFML cria no site do IMI o seu perfil com o seu nome. O mediador recebe desde logo um email do IMI que o convida a completar o seu perfil online (aí integrará a sua auto avaliação, uma foto e outras informações administrativas)
2)     o mediador completa diretamente no site do IMI as informações necessárias para o seu perfil.
3)     o ICFML atuando como Feedback Reviewer completa parte do seu perfil baseado nos feedbacks que enviou para o ICFML. No caso de ter escolhido um mediador IMI para ser o seu feedback reviewer nesse caso essa pessoa escreverá esta parte do seu perfil depois do ICFML lhe dar acesso
4)     Quando todas as informações estão completas, e o seu perfil com todas as informações que deseja que fiquem online, o ICFML valida o seu perfil e envia-o ao IMI para validação pelo IMI
5)     Num breve espaço de tempo o IMI responde (positivamente) á sua integração como mediador IMI.
6)     O seu perfil é colocado online e qualquer pessoa terá acesso a ele.
(aconselhamos que vá ao site do IMI e que procure um mediador (por exemplo por língua falada) e que veja o que é na realidade um perfil de mediador IMI)

Tenho de pedir os feedbacks às pessoas que estiveram em mediação comigo, eu mesmo?
O principal objetivo de pedir a opinião de pessoas que viram o mediador mediar é de poder dar aos futuros utilizadores deste mediador a opinião dos precedentes utilizadores do mesmo!
O IMI acredita que a informação é importante para o cliente quando está no processo de escolha do mediador. São os utilizadores ou os que viram este mediador atuar que descrevem o modo como vêm as qualidades e o modo de atuar deste mediador.
O processo de pedido de feedback é complicado em certos países. As pessoas não estão habituadas a dizer o que pensam dos outros e a que isso seja utilizado para outros fins. O ICFML torna este processo mais simples dando várias opções ao mediador.
Opção 1: o mediador dá a pessoas que estiveram presentes na mediação (o cliente, um co mediador, um advogado, um perito ,,,) a folha de feedback que lhe foi providenciada pelo ICFML. Pede para completarem e no devido tempo envia para o ICFML.
Opção 2: o mediador pede ao ICFML para contatar uma das pessoas que estiveram em mediação. Desta forma, o ICFML atuando como Revisor vai contatar a pessoa e fazer-lhe uma série de perguntas de modo a obter o equivalente das respostas pedidas na opção 1 mas de forma mais informal.
Opção 3: o mediador pede a uma pessoa que o viu mediar um testemunho, de forma livre, indicando que o objetivo é que a pessoa que o vai ler perceba como o mediador atua em mediação. O ICFML em função da qualidade deste testemunho aceita-o como feedback ou não.
Opção 4: o mediador opta por que o Revisor seja um mediador IMI outro que o ICFML e vê com essa pessoa o que ela está pronta para fazer para obter as informações equivalentes aos feedbacks review.

Porque é importante para um mediador ser certificado pelo IMI?
A base de mediadores internacionais do IMI constitui hoje a maior base de dados de mediadores qualificados segundo standards internacionais, a nível mundial.
Uma das ideias importantes é que a qualidade de mediadores e os interesses dos utilizadores de serviços de mediação de conflitos não são servidos por prescrever um estilo de mediação específica ou uma abordagem única. Uma auto-avaliação, bem como uma compreensão clara do estilo e abordagem do mediador são aspectos crucias para que o mediador escolhido pelas partes ou pelos advogados das partes seja o mediador mais adequado para aquele caso. É importante que o cliente e/ou o seu advogado percebam isto da descrição do perfil e do Feedback Digest de um mediador, ao consultarem o site web do International Mediation Institute. Desta forma estão habilitados a fazer uma escolha informada sobre o mediador e desta forma majorar as chances de aquele ser o bom mediador para aquele caso específico.

Todas as etapas da certificação são sequencias e obrigatórias?
As três etapas não são necessariamente sequenciais ou todas obrigatórias. Por exemplo, um mediador que fale português , com experiência profissional suficiente poderá através do ICFML e desde que reúna todos os requisitos para ser mediador IMI, requerer ao ICFML o pedido para integração direta na lista internacional de mediadores IMI demonstrando todos os requisitos necessários. No entanto, e visto a pratica dos critérios de certificação ser algo específico, o ICFML aconselha a que este processo seja feito na íntegra de forma a maximizar a qualidade do mediador aquando da integração na lista do IMI e a minimizar as chances de avaliação negativa num ou em vários dos critérios.

O que se passa se eu obtiver avaliação negativa num dos critérios de certificação?
No caso da certificação ICFML:
Avaliação negativa na participação, ou no QCM ou no trabalho – deve repetir a sessão de certificação
Avaliação positiva em todos os critérios e avaliação negativa no vídeo – O ICFML convida o mediador a repetir o vídeo numa sessão de certificação posterior. No caso de dois vídeos com avaliação negativa o ICFML aconselha o mediador a refazer formação e a passar de novo a sessão de certificação. Os outros requisitos mantem-se válidos durante 2 anos.

No caso da certificação IMI:
No caso de avaliação negativa no vídeo de 60 minutos, o ICFML aconselha a que o mediador faça outra sessão de certificação de 12 horas depois de passados no mínimo 6 meses onde o mediador pode praticar segundo os critérios definidos.

Os outros critérios para o IMI são verificados pelo ICFML pelo que se não estiverem cumpridos o processo não se iniciará.

Tem mais alguma questão?
Contacte-nos através do email contacto@icfml.org

Se deseja um ficheiro com todas estas questões e respostas clique aqui